Segue ATIVIDADE para ser ENVIADA VIA EMAIL até o dia 19/06 (próxima 6ª feira). Postarei meu email no Whatsapp.
Quaisquer dúvidas, chamem no privado!
Fiquem bem!
NOME: _______________________ Nº ____
6ºA
ATIVIDADE DE
REDAÇÃO
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER
ÀS QUESTÕES 01 A 03.
O LEÃO E O RATINHO
Um leão, cansado de
tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos
passear em cima dele e ele acordou.
Todos os ratinhos
conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o
ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse
embora.
Algum tempo depois,
o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a
floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o
ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL: Uma boa ação
ganha outra.
Fonte: Ler e escrever: livro de
textos do aluno/ Secretaria da Educação, FDE. São Paulo: FDE, 2008.
1 – O leão conseguiu se soltar da rede
dos caçadores porque
(A) prendeu o ratinho com a pata.
(B) desistiu de esmagar o ratinho.
(C) deixou o ratinho ir embora.
(D) o ratinho roeu as cordas.
2 – A fábula O
leão e o ratinho quer
(A) ensinar o leitor, com diferentes
situações.
(B) descrever as relações dos animais
na floresta.
(C) revelar grandes segredos ao
leitor.
(D) contar sobre a fuga do leão.
3 – A expressão que
apresenta uma qualidade, revelando a opinião do narrador na fábula O
leão e o ratinho é
(A) “Todos os ratinhos conseguiram
fugir”.
(B) “roeu as cordas e soltou o leão”.
(C) “dormia espichado”.
(D) “O leão ficou preso na rede de
uns caçadores”.
4: Leia o texto a seguir.
31 DE JANEIRO: DIA MUNDIAL DO MÁGICO
A mágica é uma das
coisas que eu mais gosto do circo! É incrível como esses caras
conseguem fazer aquelas coisas sumirem ou aparecerem sem que a gente perceba. E
olha que eu fico olhando fixo, sem piscar nem respirar! Não consigo ver nada.
Eu gosto também quando o mágico vai tirando um monte de cartas não sei de onde.
Dizem que é da manga, mas é tão rápido! E a parte em que ele corta
a mulher ao meio, então? Ele toma muito cuidado para não deixar as pessoas
descobrirem os seus segredos. Agora, se você quiser aprender alguns
truques fáceis e impressionantes, pode procurar o
mesmo manual em que eu aprendi: o Livro das mágicas do Menino Maluquinho.
As palavras em destaque são adjetivos
e servem para caracterizar os seres, os objetos ou as noções nomeadas pelo
substantivo, indicando-lhes, exceto:
(A) um defeito.
(B) o modo de ser.
(C) uma qualidade.
(D) uma circunstância.
5: Leia o texto a seguir.
FICO ASSIM SEM VOCÊ
Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim [...]
(CALCANHOTO, Adriana. Fico assim sem
você. Disponível em: https://m.letras.mus.br/adriana-calcanhotto/84687/.
)
O texto que você acaba de ler é uma
canção. Sobre esse gênero textual, podemos afirmar que:
(A) é uma composição poética em
versos.
(B) é uma narrativa curta em prosa.
(C) há predomínio de palavras usadas
no cotidiano.
(D) apresenta conteúdos resultantes
de pesquisas científicas.
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER
ÀS QUESTÕES 06 A 9.
APAGÃO EM ESCALA PLANETÁRIA FESTEJARÁ
O BRILHO DAS ESTRELAS
Pouca gente ouviu
falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de
astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que
perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou
a noite.
A poluição luminosa
é causada pelo excesso de iluminação urbana. [...] Para chamar a atenção para o
problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia
mundial do céu escuro. A ideia é que as luzes das cidades fossem apagadas por
alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50
anos da morte de Albert Einstein.
Revista O Globo, Rio de Janeiro.
6: Da leitura do texto, pode-se
entender que a poluição luminosa é provocada
(A) pelo brilho intenso das estrelas.
(B) pela pouca iluminação de algumas
cidades.
(C) pelo excesso de iluminação
urbana.
(D) pela perda do frescor dos astros.
7: De acordo com o texto, o excesso de
iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque
(A) dificulta a iluminação urbana.
(B) ilumina excessivamente a cidade.
(C) impede a plena observação das
estrelas.
(D) torna a noite ainda mais escura.
8: A questão central tratada no texto
é a:
(A) economia de energia.
(B) beleza das estrelas.
(C) pesquisa dos astros.
(D) poluição luminosa.
9: A finalidade desse texto é
(A) informar a preocupação dos
astrônomos.
(B) denunciar os perigos de um
apagão.
(C) alertar sobre o consumo de
energia.
(D) valorizar o excesso de iluminação
urbana.
9 comentários:
Ok Luan Marinho de Abreu Couto
Ok Heitor
ok Laura 6ºA
Ok Bianca Santos da Rocha
Ok gabriel
Ok Maria Fernanda 6°
Ok Rebeca
Ok Higor
OK! THOMAS
Postar um comentário