sexta-feira, 3 de abril de 2020

8º ano PORTUGUÊS DATA 3/4

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA VER O VÍDEO EXPLICATIVO
https://www.youtube.com/watch?v=MA8Vl9oQFX0


AULA 3          DATA3/  4
ASSISTA AO VÍDEO EXPLICATIVO
FIGURAS SINTÁTICAS
As figuras sintáticas também ocorrem quando se quer atribuir maior expressividade ao significado: a lógica da frase é substituída pela maior expressividade que se dá ao sentido.
ELIPSE - A figura de linguagem elipse se dá quando uma palavra ou expressão é omitida da sentença, mas mesmo assim pode ser identificada. O termo fica subentendido e sua ausência na oração não prejudica a compreensão do que está sendo dito.
Na minha estante, livros e discos antigos.(Nessa frase foi omitido o termo “há”. A frase completa seria: “Na minha estante há livros e discos antigos”.)
Não fosse sua carona, eu ainda estaria no meio do caminho.( foi omitida a conjunção condicional “se”. Completa, a frase seria: “Se não fosse sua carona, eu ainda estaria no meio do caminho”.)
ZEUGMA - zeugma é a figura de linguagem que pode ser considerada um caso particular da elipse. O zeugma caracteriza-se pela omissão de palavras ou expressões anteriormente expressas no período. A repetição do termo fica subentendida, sem que isso prejudique a compreensão da sentença.
Eu gosto de morango e de melancia também. (Nessa frase, a repetição do verbo “gosto” está implícita, mas conseguimos entender a frase tão bem quanto se estivesse escrito: “Eu gosto de morango e gosto de melancia também”.)
Hipérbato
Ordem direta
São como cristais suas lágrimas.

Suas lágrimas são como cristais.
Batia acelerado meu coração.

Meu coração batia acelerado.

Tremiam suas mãos inseguras.
Suas mãos inseguras tremiam.
Passeava ela pelo jardim florido.
Ela passeava pelo jardim florido.
Estudam ansiosos os candidatos para o ENEM.
Os candidatos para o ENEM estudam ansiosos.
A assustada menina gritou por socorro.
A menina assustada gritou por socorro.
Alegrias e dores terás pela vida.
Terás pela vida alegria e dores.
























Eu chego cedo sempre, só não quando estou sem carro.( Aqui, a expressão “chego cedo” foi omitida. Se ela estivesse explícita, o período seria assim: “Eu chego cedo sempre, só não chego cedo quando estou sem carro.)
HIPÉRBATO - é uma figura de construção ou sintaxe caracterizada pela troca na sequência normal dos termos da oração. Neste caso, ocorre uma inversão ocasionando uma mudança, onde a ordem direta destes termos é alterada.
Confira também, como seria a ordem direta. Note porém, que as duas formas estão   expressas de forma correta na Língua Portuguesa.

PLEONASMO - O pleonasmo é uma figura de linguagem que caracteriza-se, basicamente, pelo emprego de palavras que produzem redundância. Ele pode ser dois tipos: literário ou vicioso.
·         Pleonasmo literário – O pleonasmo literário consiste no uso de palavras redundantes com o objetivo de enfatizar o que está sendo dito. É chamado de literário porque é frequentemente empregado por escritores, poetas e compositores como recurso estilístico.
·         Pleonasmo vicioso –  Acontece quando palavras redundantes são utilizadas sem nenhuma função, já que o sentido completo da mensagem já foi expresso por outras palavras que vieram antes. Como o próprio nome indica, o pleonasmo vicioso é um vício de linguagem. EXEMPLOS:
Pleonasmos literários
Chovia uma triste chuva de resignação (Manuel Bandeira) (O verbo “chovia” não precisa de complemento, mas o poeta quis deixar claro que não estava falando de uma chuva qualquer, mas de “uma triste chuva de resignação”.)
Pleonasmos viciosos

Todos subiram em cima do palco. (O ato de subir só pode ser realizado para cima, então no exemplo bastava dizer que “todos subiram no palco”. De forma análoga, só se desce para baixo, só se entra para dentro e só se sai para fora, o que torna desnecessária qualquer palavra que pretenda explicitar o sentido em que essas ações são realizadas.)

PARA CASA P. 71 A 79  (TODOS DEVEM FAZER TODOS OS EXERCÍCIOS)
VERIFICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
OS ALUNOS INDICADOS ABAIXO DEVERÃO RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES NO CAMPO DE COMENTÁRIOS DO BLOG. ESCREVER O NOME, SÉRIE, PÁGINA E A RESPOSTA!!!   VALEM PONTOS DE PARTICIPAÇÃO!!!!
LAÍS P.71  1 C
Maria Eduarda p.72  1 d
Murilo p.72  1  g
Nicole p.76  1(interpretação escrita)
Priscila p.76  2 (interpretação escrita)
Renan p.76  6
Thiago p.77 8  a,b
Ana Júlia  p.77 8 c
Daniela p.77 9
Eduarda p. 77  10
Gabriel p.77 11  b
Giovani p.77  12
Guilherme   12 a





11 comentários:

Marcelo disse...

Ok Murilo 8° ano

Gustavo Alves Oliveira disse...

Ok, Gustavo 8 ano

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julia disse...

Ok,julia 8°ano

Kauhan disse...

Ok, Kauhan 8°ano

Ana disse...

Ana Júlia
Pág 77
exercício 8-c)Sugere que a médica deve observar o ambiente de seu trabalho e perceber diversas coisas.

Eduarda disse...

Eduarda 8°ano
Pág 77 Exercício 10
Devem ser tratados como humanos

Marcelo disse...

Murilo 8°
G:a conjugação do verbo,retirar as dúvidas sobre a conjugação

Nicole disse...

Nicole n°17
8°ano
Pg. 76
Interpretação escrita
1) Com o objetivo de expor sua opinião resumida sobre aquilo que foi lido e analisado.

Isaque disse...

Ok Isaque 8ano

Blog Nesc disse...

CORREGIDO, PROFESSORA RAQUEL 10/4