sexta-feira, 3 de abril de 2020

Correção - 03/04

Boa tarde amados!

Segue a correção da lição de casa (do dia 20/03 pág. 50 a 61).

Se cuidem, boas férias!!

Pág. 50

1.
Questão que fala sobre o interesse em ler os livro Extraordinário. Interessou? Por que?

2.
Possível resposta: Sim. O livro trata sobre a vida de uma criança que tem uma deficiência física de origem genética.

3.
O título destaca tanto a ação/ enredo (a maneira como August lida com a situação que está vivendo, que é extraordinária) quanto o personagem (que é extraordinário).

4.

a) Por que a informação adianta um dos temas centrais que serão abordados no livro, instigando o leitor a saber mais sobre a síndrome e como os personagens vão lidar com isso.

b) O fato de ser a primeira vez que August vai para a escola, porque a reação dele e dos colegas é um enigma. Além disso, o fato de o livro ser narrado por diferentes pessoas, com diferentes perspectivas, aguçando o leitor a saber a opinião delas a respeito da situação.

pág. 51

1.
( X ) Fazer com que o leitor compreenda os aspectos principais da obraa que se refere, despertando-lhe o interesse pela leitura.

2.
Peças de teatro, filmes, CDs, shows.

3.
A sinopse foi publicada no site da Editora Intrinseca.

4.
De acordo com a sinopse, Extraordinário é destinado a todos os tipos de leitores ("que vai tocar todo tipi de leitor"). Já o livro Somos Todos Extraordinários é uma versã ilustrada dirigida especificamente ao público infantil.

p.52
5.
Porque, mesmo se baseando em um situação real, os episódios narrados são fruto da imaginação da autora, por isso ficcionais.

6.
Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Ano de Lançamento: 2013
Enredo: O livro narra como um menino com uma síndrome genética que causou uma deformidade no seu rosto e algumas pessoas do seu convívio lidam com o fato de ele começar a frequentar a escola.
Personagem Principal: August (Auggie) Pullman.

7. e 8.
Fazer no livro. Escolher um livro de sua preferência para fazer a ficha técnica e escrever a sinopse.

pág. 54
9.
a) As expressões comoventes e extraordinariamente positivo indicam traços de subjetividade, ois revelam um posicionamento sobre o objeto da sinopse, de modo a indicar uma apreciação.

b)
A sinopse foi veiculada no site da própria editora, com finalidade comercial, isto é, não apena informar os leitores, mas convencê-los a ler o livro mediante sua compra.

10.
Sim, pois o registro predominantemente formal está coerente com a finalidade do gênero (divulgar o livro ao público em geral) e ao veiculo em que foi publicado.

11.
Para que o leitor visualize o livro e, assim, possa se interessar por ele. As capas são fortes ferramentas de marketing. Além disso, elas permitem que o possível comprador/ leitor visualize de qual livro se trata, para que ele adquira o livro certo.

pág.55

12.
a) O trecho B
b) O trecho A apresenta informações sobre o lançamento do roteiro e da peça teatral, incluindo depoimentos da autora. por isso, é uma notícia. Já no trecho B, há apenas um breve resumo sobre a história do livro.

pág. 56 - Leitura

pág. 57

1.
a) O tema é Sherlock Holmes e Dr. Watson serem dois dos mais populares personagens da literatura, criados por Sir Arthur Conan Doyle.
b) No segundo parágrafo, resgatam-se os dois personagens mais populares da literatura e ampliam-se as informações sobre eles, apresentando as características de cada um e as suas diferenças.

pág. 58

2.

a) Sim, pois a sequência de eventos não está linear, ou seja, não obedece a relação de causa e consequência nem de tempo (antes/ depois)

b) 1 - 4 - 3 - 2 - 5

c) Há marcadores de tempo (datas, expressões como um ano após, após o primeiro. Além disso, os eventos de um parágrafo são, claramente, a sequência do anterior, resgatando informações ditas anteriormente e ampliando-as com informações novas.

pág. 59

3.
a) Garfield retoma o tema "uma gravação".
b) Garfield afirma que ele mesmo fez a gravação.
c) A expressão facial e corporal de Jon e seu cabelo arrepiado. Isso é o efeito do som das unhas de Garfield no quadro-negro.

pág. 60 - Leitura

pág. 61

4.
a) Os diferentes tipos de calendários existentes no mundo.
b) As demais informações são um desdobramento do tema, subdividindo-os em subtemas.
c) Para organizar e marcar os subtemas do texto.
d) A contextualização histórica sobre o surgimento de cada um deles e uma explicação de como eles funcionam.

10 comentários:

Priscila Lopes disse...

Priscila Lopes ok

Kauhan disse...

Ok. Kauhan 8°ano

Eduarda disse...

Ok, Eduarda 8°ano

Nicole disse...

Ok, Nicole 8°ano

Isaque disse...

Isaque 8ano ok

o mais lindo disse...

pro tem que colocar o nome enteiro mesmo
ok higor oliveira salas ?
numero 9
8 ano

Jeniffer disse...

Jeniffer 8 ano

Lais disse...

Ok Lais 8°ano

Marcelo disse...

Ok Murilo 8°ano

Gustavo disse...

Ok, Gustavo A 8ºano