18/5 4ª aula RETORNO DAS FÉRIAS 7º ANO
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CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS SOBRE SUJEITO - AULA 12/5 DESCONSIDEREM A DATA MENCIONADA NO VÍDEO CLIQUE AQUI
COPIEM O CONTEÚDO NO
CADERNO E ASSISTAM A VÍDEOAULA NO LINK
INDICADO ACIMA!!!!!!!!
MODO IMPERATIVO
Na língua portuguesa, classificamos as
formas verbais em três modos, segundo a maneira como expressam a ação:
- Modo Indicativo:
quando o verbo indica uma certeza, uma realidade, algo que de fato
acontece, aconteceu ou acontecerá.
- Modo Subjuntivo:
quando o verbo indica dúvida, possibilidade, ou seja, não exprime certeza
de que realmente a ação verbal é um fato consumado.
- Modo Imperativo:
quando o verbo indica uma ordem, um pedido, uma sugestão.
Deter-nos-emos aqui em estudar o modo
verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação,
alerta, convite, conselho, súplica, etc.
Exemplos:
- Vamos, corram!
- Perdoe-me, eu lhe imploro.
- Por favor, diga-me onde fica esta praça.
- Organizem-se rapidamente.
- Faça o que digo, agora!
Formação do imperativo
O imperativo é formado de uma maneira
diferente dos demais modos.
Notem-se duas coisas:
a) No imperativo, não existe a primeira
pessoa do singular (eu).
b) O imperativo é indeterminado em
tempo. Supõe-se que, como se trata de uma ordem, a ação se dará no futuro.
- para tu
- pare você
- paremos nós
- parai vós
- parem vocês
OBSERVAÇÕES:
a) Na segunda pessoa (Tu ou Vós) usa-se o
verbo conjugado nas segundas pessoas do singular e plural, respectivamente,
pertencentes ao presente
do indicativo cortando-se a letra s.
A exceção é o verbo "ser": sê tu, sede vós.
b) Para os pronomes você ou vocês usa-se
o verbo conjugado na terceira pessoa do presente do subjuntivo.
c) Na primeira pessoa do plural (nós),
usamos o verbo conjugado na primeira pessoa do plural do modo subjuntivo.
- não pares tu
- não pare você
- não paremos nós
- não pareis vós
- não parem vocês
OBSERVAÇÃO:
No imperativo negativo, todas as pessoas
coincidem com a forma verbal do presente do subjuntivo.
PARA CASA P. 22 A 28 MÓDULO 2
(TODOS
DEVEM FAZER TODOS OS EXERCÍCIOS)
VERIFICAÇÃO
DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
OS
ALUNOS INDICADOS ABAIXO DEVERÃO RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES NO CAMPO DE COMENTÁRIOS DO BLOG. ESCREVER O NOME,
PÁGINA, QUESTÃO E A RESPOSTA!!! VALEM PONTOS DE
PARTICIPAÇÃO!!!!
LUCAS P.22 EX. 1 A,B;
MARIA EDUARDA P.22 EX. 1 D;
MARINA P.23
1 EX. 1 E;
MATHEUS OLIVEIRA P. 24 EX.1 A;
MATHEUS RIGONATT P.24
EX. 1 B,C
MURILO P.24
EX.1 D,E,F;
RAFHAELA P.25 EX.2 A;
VICTORIA P.25 EX. 2B;
WILLIAM P.25 EX. 2 C;
ARTHUR P.25
EX. 2 D;
CELSO
P.25 EX. 2 E;
EDUARDO CALISTO P. 27 EX. 1, 2;
EDUARDO CARVALHO P. 27 INTERPRETAÇÃO ESCRITA 1 A;
ELOAH P.27
EX. 1 D;
HELÔ P. 28
EX. 2;
JOÃO P. 28
EX. 3;
KAUAN P. 28
EX. 4.
22 comentários:
ok Heloysa Andrade da Silva número 7
7 ano
joão victor ok, resposta 3: por ser um poema visual, as palavras não são trabalhadas de modo especial.
Lucas Rodrigues da Silva 7ano ok n'14 1a,b.r:Que ele pare de fazer cri cri.r:ordem
Ok,Arthur Damico,número 1,7° ano
EX:2d pg 25:Pois se refere a muitas pessoas
Ok Matheus Rigonatt 7 ano n 19
ex:1 b)Seguir as cinalizações das rodovias para não dirigir com mau jeito
C)Modo Indicativo
Victoria Nicoluche de Souza n 22 ok ex2 b aconselhar
Leonardo Machado Ferreira 7 ano n 12 ok
Matheus Oliveira 7°ano
Ok kauan Vinicius n10 7 ano
C-Vire à direito.
A-Sentido proibido.
D-Siga em frente.
B-Mantenha-à direita
Ok Letícia n13 7ano.
Matheus Oliveira 7°ano
C-VIRE à direito
A-SENTIDO proibido
D-SIGA em frente
B-Mantenha-se à direita
Ok Murilo Augusto 7°ano. Ex 1 (d-) Se referem ao motorista
(e-) A frase nomimal sentido proibido
(f-) Não partas a esse sentido
William Viana da Silva n°24. Modo Subjuntivo
ok,celso calegario,numero 2 resposta:voce faz do seu filho herdeiro,voce nao faças despeiros
LETRA B:voce morde mais do que pode mastigar.
Letra C:voce aprendera e seras mestre
LETRA C: voce faz aos outros como queres que te façam
Heloysa - pág 28 n¤2 = Pois tem a separação silábica .
Número =7
1a para simbolizar uma cascata 1b catarata 1c sim porque são palavras separadas 1d r:2 as palavras foram separadas de forma irregular,sem respeitar a separação silábica,para formar a imagem do poema
Eduardo Carvalho n4 OK
Eloah fernandes leu numero:5 pagina 27 {1d}As palavras foram separadas de forma irregular,sem respeitar a separação silábica para formar a imagem do poema.
VISTADO E CORRIGIDO PROFESSORA RAQUEL 25/5
JOÃO P.28 3: A FORMA E O CONTEÚDO CONSTROEM O SENTIDO DO POEMA.
ARTHUR P.25 EM PROVÉRBIOS É USADO PARA ACONSELHAR E ADVERTIR SOBRE AS SITUAÇÕES DA VIDA.
RIGONATT P. 24 C: IMPERATIVO AFIRMATIVO
VICTORIA OK
MATHEUS OLIVEIRA OK
MURILO P.24 1 D: À TERCEIRA PESSOA; E OK; F) NÃO SIGA NESSA DIREÇÃO
WILLIAM P. 25 FAZE, APRENDE, FAZ: IMPERATIVO AFIRMATIVO; NÃO FAÇAS, NÃO MORDAS: IMPERATIVO NEGATIVO, REFEREM-SE À SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR (TU)
CELSO P. 25: A)FAÇA DO SEU FILHO HERDEIRO, NÃO O FAÇA DESPENSEIRO; B) NÃO MORDA MAIS DO QUE PODE MASTIGAR; C) APRENDA E SERÁ METRE; D) FAÇA AOS OUTROS COMO QUER QUE LHE FAÇAM.
HELÔ P. 28: ELAS FORAM SEPARADAS DESSA MANEIRA PARA INDICAR A QUANTIDADE DE ÁGUA EM CADA UMA DELAS: COM MENOS FLUXO EM UMA TORNEIRA, PASSANDO PELA CASCATA, CACHOEIRA, ATÉ CHEGAR À CATARATA, QUE TEM MUITO FLUXO DE ÁGUA.
EDU CARVALHO P. 27 1 A:ELAS FORMA ORGANIZADAS DESSA MANEIRA PARA FORMAR A IMAGEM DA ÁGUA CAINDO.
1 B: TORNEIRA CASCATA CACHOEIRA CATARATA
1 C: NÃO, POIS A IMAGEM FORMADA PELA DISPOSIÇÃO DAS PALAVRAS AJUDA NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DO POEMA.
ELOAH OK
2:pra que a frase possa ter mais sentido3:a forma e o conteúdo constroem o sentido do poema 4:pois um é formal e o outro informal
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