ESCOLA
_________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________
Leia:
O
que são libélulas?
Você já deve ter visto uma libélula por aí… É um
inseto até bem bonitinho. Geralmente, vemos libélulas dando voos rasantes em
piscinas, rios e lagos, quando elas passam rapidamente e batem o bumbum na
água!
Elas possuem um corpo muito alongado: comprido e
fininho. Os olhos são grandes, e têm dois pares de asas mais ou menos
transparentes. Os delicados insetos podem ser azuis, amarelos, vermelhos,
listrados, sem cor nenhuma ou muito coloridos.
Existem dois grandes grupos desse animal. Um é o
Anisóptera. São os mais robustos, maiores, que costumam parar com as asas
esticadas para o lado. Bem abertas!
E o outro se chama Zygoptera. As libélulas desse
segundo grupo são menores, mais fininhas e esbeltas. E quando estão pousadas
sobre alguma superfície, geralmente dobram as asas para trás, junto do corpo.
Há quem diga que os pequenos insetos de voo rápido
fizeram da serra de São José, em Minas Gerais sua morada por causa de todos os
brejos, córregos, rios, lagoas marginais e açudes. Como já contei, libélulas
são famosas por voarem perto d’água. Isso quando já são adultas! Antes,
dependem mais ainda desses ambientes.
Luiza Lages. Fragmento de “Vida de libélula”.
Questões sobre o texto:
Questão 1 – Identifique a
palavra-chave do texto:
( ) “insetos”.
( ) “libélulas”.
( ) “grupos de libélulas”.
Questão 2 – Na passagem “É um
inseto até bem bonitinho.”, a autora do texto:
( ) cita um hábito da libélula.
( ) expõe uma opinião sobre a
libélula.
( ) levanta uma hipótese sobre
a libélula.
Questão 3 – A autora do texto
descreve as libélulas no segmento:
( ) “[...] vemos libélulas
dando voos rasantes em piscinas, rios e lagos [...]”
( ) “Elas possuem um corpo
muito alongado: comprido e fininho.”
( ) “[...] costumam parar com
as asas esticadas para o lado.”
Questão 4 – Releia:
“[...] quando elas passam rapidamente e
batem o bumbum na água!”
O termo “e” exprime:
( ) a soma de fatos sobre as
libélulas.
( ) o contraste de fatos sobre
as libélulas.
( ) a alternância de fatos
sobre as libélulas.
Questão 5 – Segundo a autora
do texto, há dois grandes grupos de libélulas. Identifique-os:
______________________________________________________________________________
Questão 6 – Sublinhe a seguir
a expressão empregada para se referir às libélulas:
“Há quem diga que os pequenos insetos de
voo rápido fizeram da serra de São José [...]”
Questão 7 – Em “[...] brejos,
córregos, rios, lagoas marginais e açudes.”, as vírgulas assinalam:
( ) uma intercalação.
( ) uma enumeração.
( ) um deslocamento.
Questão 8 – No período “Como
já contei, libélulas são famosas por voarem perto d’água.”, o trecho
destacado indica:
( ) a causa da fama das
libélulas.
( ) a finalidade da fama das
libélulas.
( ) a consequência da fama das
libélulas.
Questão 9 – Na parte “Isso
quando já são adultas!”, o pronome grifado:
( ) retoma uma informação.
( ) anuncia uma informação.
( ) complementa uma informação.
Um comentário:
Matheus Oliveira 7°ano n°18
Postar um comentário