TRANSITIVIDADE VERBAL
A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.
Observe os verbos em destaque a seguir:
1 – Nossos pais viajaram.
2 – Nossos pais planejaram a viagem.
3 – Nossos pais gostaram da viagem.
É possível notar que a relação de sentido dos verbos das orações acima com os outros termos de suas respectivas orações é diferente. O sentido do verbo viajaram, por exemplo, não necessita de nenhum outro complemento, pois está contido no próprio verbo. Por outro lado, os verbos planejaram e gostaram necessitam de mais um termo para complementar seu sentido, ou seja, há uma relação de subordinação entre os verbos e os seus complementos.
Quando essa relação acontece sem a presença de preposição entre o verbo e seus complementos, o verbo é classificado como transitivo direto. Quando, nessa relação, há a presença da preposição entre o verbo e seus complementos, o verbo é classificado como transitivo indireto. Contudo, se o sentido do verbo não depender de nenhum complemento, então, o verbo será intransitivo.
Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.) ou intransitivos (V.I.).
Veja como identificar essa transitividade nas orações:
14 comentários:
Ok Larissa Gabrielly n°11.
OK Matheus Rigonatt 7 ano n 19
Ok Letícia n13 7ano
William Viana da Silva n24 ok
Ok Murilo Augusto 7°ano
ok João Victor Claudino
ok celso calegario n°2 7°ano
Ok Marina Almeida 7 ano número 17
Eduardo Carvalho n4 ok
Ok Rafhaela piedra n21 7ano
Leonardo Machado Ferreira 7°ano N°12 ok
Vitor C. Falcão n23 7ano
Victoria Nicoluche de Souza n 22 ok
VISTADO PROFESSORA RAQUEL 1/8
Postar um comentário