terça-feira, 7 de julho de 2020

Aula de Geografia - 07/07

Aula de Geografia - 07/07

Programação:

  •  Correção página 352 e 353.


  •  Copiar no caderno os texto de resumo do capítulo 3:
RESUMO CAPÍTULO 2 - FORMAS DE RELEVO E PAISAGENS

O relevo é formado pelo movimento das placas tectônicas (endógeno) e pelos processos de erosão das rochas sedimentares (exógenos), dessa forma moldam as forma do relevo em MONTANHAS, PLANÍCIES, DEPRESSÃO E PLANALTO. A forma do relevo é o resultado dos processos internos e externos da superfície terrestre assim, podem geral aumento na altura (altitude) ou redução da altura de um terreno.
Na formação da superfície da Terra possui os tipos de rochas: SEDIMENTARES, METAFORFICAS E MAGMÁTICAS, todas elas possuem características próprias, mas as magmáticas que normalmente contêm minerais com valor econômico, exemplo diamante.
O relevo do Brasil foi realizado por Jurandy Ross, assim ele dividiu o território com Planalto, Planície e Depressão, sendo encontrada em maior parte o planalto. As altitudes são o tamanho da altura de cada relevo, no Brasil o ponto mais alto chega a quase 3 mil metros de altura.


Os rios nascem através do processo do CICLO DA ÁGUA, que permite a formação de chuvas enchendo os rios, lagos e mares (período de cheia), porém quando não ocorre o processo devido à mudança climática ou poluição o rio diminui o volume, não chovendo por algum período, denominado de vazante.


Os rios possuem várias partes, sendo elas a NASCENTE, onde o rio nasce e a FOZ onde o rio termina no mar. O conjunto de um rio principal e seus afluentes é chamado de BACIA HIDROGRÁFICA, já as REGIÕES HIDROGRÁFICAS, são as áreas que esses rios no território brasileiro são encontradas.


A Água é um recurso muito importante, ela continuará existindo se houver o ciclo da agua, entretanto as reservas de agua doce no mundo estão baixas, isso porque com a modernidade (indústrias, carros e outros agentes poluidores) e o aquecimento global há uma mudança no clima, diminuindo as chuvas. Atualmente só temos 2,5% de agua doce no mundo e elas estão encontradas em áreas difíceis acessos como as geleiras e as águas subterrâneas (aquíferos).




BONS ESTUDOS!


Obs: Não é necessário enviar.

14 comentários: