segunda-feira, 18 de maio de 2020

9º ANO PORTUGUÊS CONTEÚDO REFERENTE ÀS AULAS DE SEGUNDA E TERÇA-FEIRA 18 E 19 DE MAIO


CONTEÚDO REFERENTE ÀS AULAS DE 2ª E 3ª FEIRA  18 E 19 DE MAIO               9º ANO


(DESCONSIDEREM A DATA FALADA NO VÍDEO)
COPIEM O CONTEÚDO NO CADERNO E ASSISTAM A VÍDEOAULA  NO LINK INDICADO ACIMA!!!!!!!!


MORFOSSINTAXE DO PRONOME RELATIVO
Observe a seguinte oração:
A casa que comprei é excelente.
Podemos notar que o pronome que retoma o substantivo “casa” e introduz uma oração subordinada. Essa característica é típica dessa classe de palavras e, por isso, faz com que o pronome relativo sempre desempenhe alguma função sintática nos períodos. A função sintática que o pronome relativo assumirá é mesma que seria exercida pelos antecedentes que ele substitui. Vamos conferir cada uma dessas funções a seguir.
* Sujeito

Os alunos que se prepararam bem foram classificados.

(Os alunos preparam-se bem)

* Objeto direto

Chegaram as pessoas que convidei para o evento.
(Convidei as pessoas para o evento)

* Objeto indireto

* Aquelas são as referências bibliográficas de que você precisa.
(Você precisa das referências bibliográficas)
Ob. Indireto

* Complemento nominal

São muitas as travessuras de que o garoto é capaz.
(O garoto é capaz de muitas travessuras)
Complemento nominal, uma vez que completa o sentido do adjetivo “capaz”.

* Predicativo do sujeito

Admiro o grande homem que você é.
(Você é um grande homem)
Predicativo do sujeito

* Agente da passiva

Este é o jornal por que fui homenageado.
(Fui homenageado pelo jornal)
(agente da passiva)

* Adjunto adverbial
Esta é a casa em que vivi durante algum tempo.
(Vivi na casa durante algum tempo)
Adjunto adverbial de lugar

Quem – esse pronome somente deverá ser empregado em relação a pessoas e sempre estará acompanhado de uma preposição.

Aquelas são as pessoas a quem devemos muito respeito.
(devemos muito respeito às pessoas)
O. indireto

Cujo – o pronome “cujo” tem valor possessivo, uma vez que ele concorda em gênero e número com o ser a que se refere, exercendo a função de adjunto adnominal.

O aluno, cuja família desconhecemos, é bastante problemático.
(Desconhecemos a família do aluno)

Onde - Esse pronome indica sempre a ideia referente a lugar, exercendo, portanto, a função de ajunto adverbial de lugar.

Visitamos a cidade onde moram meus pais.
(Meus pais moram na cidade)

Quanto – Tal pronome tem por antecedentes os pronomes indefinidos “tudo, todo, todos e todas”.

Tudo quanto aprendemos brevemente colocaremos em prática.
(aprendemos tudo – objeto direto)

Como – Exerce a função de pronome pelo fato de anteceder uma expressão que indica modo – motivo pelo qual ocupa o posto de adjunto adverbial de modo.

Não gostamos da maneira como somos tratados.
(Somos tratados dessa maneira)

Quando – Na função de pronome relativo, representa o papel de adjunto adverbial de tempo.

Avisarão o momento quando deveremos nos apresentar.
(Deveremos nos apresentar em algum momento)



PARA CASA P. 24 A 34  (TODOS DEVEM FAZER TODOS OS EXERCÍCIOS)
VERIFICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
OS ALUNOS INDICADOS ABAIXO DEVERÃO RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES NO CAMPO DE COMENTÁRIOS DO BLOG. ESCREVER O NOME, PÁGINA, QUESTÃO E A RESPOSTA!!!   VALEM PONTOS DE PARTICIPAÇÃO!!!!
 

CASTRO P. 24  EX. 1 A,B;
FIALHO P. 25  EX. 2 A,B,C;
ANA  P. 25  EX. 2 D,E,F;
BERNARDO P. 26  EX. 1 A,B,C;
BRUNA P. 26  EX. 2;
EVA P.32  EX. 1 INTERPRETAÇÃO ESCRITA;
GUSTAVO P.32  EX. 2 A,B;
ITHALO P. 32  EX. 3;
GALINDO  P. 33  EX. 4 A,B;
LUCAS GABRIEL  P.33  EX. C,D;
MARIA EDUARDA  P.33 EX. 5;
RENATO  P.33 EX. 6 A,B,C;
CASTRO P. 34  EX. 7 A,B;
FIALHO P. 34  EX. 8 A,B,C.


13 comentários:

heloisa :) disse...

Heloisa 9ano tarde ok

Renato barradas disse...

Renato 9 ano m OK

JP_RAIZER disse...

OK João Pedro Raizer de Freitas 9° tarde

Gustavo game plays disse...

Gustavo 9 ano m ok

Unknown disse...

Ok Geovana 9ano tarde

Unknown disse...

Fialho 9 ano ok
Ex 2
A:Simples
B:objeto indireto
C:dois pontos
Ex 8
A:para propor uma pergunta que será posteriormente respondida
B:Não fiz
C:Que ele não quis participar

Bruna Lameira disse...

Bruna Lameira 9 Ano Manhã Ok

bernardo sperandio ferreira disse...

Beranardo sperandio ferreira 9 ano manhã ok

bernardo sperandio ferreira disse...

PG 26
Exercício 1
A-oração subordinada substantiva objetiva direta
B-oração subordinada substantiva objetiva direta
C- oração subordinada substantiva objetiva direta

Unknown disse...

Ana 9m ok

Gustavo game plays disse...

Gustavo 9 ano m ok
P.32
Ex 2)a e b
A:para segurança dele enquanto ele resolvia o caso
B:que ele era bem cuidadoso com pequenos detalhes.

Blog Nesc disse...

VISTADO E CORRIGIDO PROFESSORA RAQUEL, 25/5
FIALHO P. 25 2 B: APOSTO/ P.34 8 A: PARA INSERIR UMA OBSERVAÇÃO...; B) PARÊNTESES, VÍRGULA OU TRAVESSÃO; C) ELE QUIS, IRONICAMENTE, COMENTAR QUE MR. LESTRADE ESTAVA EQUIVOCADO AO USAR A PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL, INCLUINDO-SE NO PLANO E NAS TEORIAS PARA A RESOLUÇÃO DO CASO, QUANDO SHERLOCK RESOLVEU TUDO SOZINHO.
BERNARDO P. 26 A e C OK; B: ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA
GUSTAVO P.32 2 A: PORQUE ELE CONSIDEROU O CASO SIMPLES DEMAIS DE RESOLVER; B: ISSO REVELA QUE ELE É BASTANTE ESPERTO E INTELIGENTE, NO ENTANTO, TAMBÉM É PRESUNÇOSO, ARROGANTE, ALTIVO.

Murilo Agassi disse...

Murilo A.Agassi 9ano tarde ok