CONTEÚDO REFERENTE ÀS AULAS DE 2ª E 3ª FEIRA 18 E 19 DE MAIO 9º ANO
(DESCONSIDEREM A DATA FALADA NO VÍDEO)
COPIEM O CONTEÚDO NO
CADERNO E ASSISTAM A VÍDEOAULA NO LINK
INDICADO ACIMA!!!!!!!!
MORFOSSINTAXE DO PRONOME RELATIVO
Observe a
seguinte oração:
A casa que comprei
é excelente.
Podemos
notar que o pronome que retoma
o substantivo “casa” e introduz uma oração subordinada. Essa característica é
típica dessa classe de palavras e, por isso, faz com que o pronome relativo
sempre desempenhe alguma função sintática nos períodos. A função sintática que o
pronome relativo assumirá é mesma que seria exercida pelos antecedentes que ele
substitui. Vamos
conferir cada uma dessas funções a seguir.
*
Sujeito
Os alunos que se prepararam bem foram classificados.
(Os alunos preparam-se bem)
* Objeto direto
Chegaram as pessoas que convidei para o evento.
(Convidei as pessoas para o evento)
* Objeto indireto
* Aquelas são as referências bibliográficas de que você precisa.
(Você precisa das referências bibliográficas)
Ob. Indireto
* Complemento nominal
São muitas as travessuras de que o garoto é capaz.
(O garoto é capaz de muitas travessuras)
Complemento nominal, uma vez que completa o sentido do adjetivo “capaz”.
* Predicativo do sujeito
Admiro o grande homem que você é.
(Você é um grande homem)
Predicativo do sujeito
* Agente da passiva
Este é o jornal por que fui homenageado.
(Fui homenageado pelo jornal)
(agente da passiva)
* Adjunto adverbial
Os alunos que se prepararam bem foram classificados.
(Os alunos preparam-se bem)
* Objeto direto
Chegaram as pessoas que convidei para o evento.
(Convidei as pessoas para o evento)
* Objeto indireto
* Aquelas são as referências bibliográficas de que você precisa.
(Você precisa das referências bibliográficas)
Ob. Indireto
* Complemento nominal
São muitas as travessuras de que o garoto é capaz.
(O garoto é capaz de muitas travessuras)
Complemento nominal, uma vez que completa o sentido do adjetivo “capaz”.
* Predicativo do sujeito
Admiro o grande homem que você é.
(Você é um grande homem)
Predicativo do sujeito
* Agente da passiva
Este é o jornal por que fui homenageado.
(Fui homenageado pelo jornal)
(agente da passiva)
* Adjunto adverbial
Esta é a casa em que vivi durante algum tempo.
(Vivi na casa durante algum tempo)
Adjunto adverbial de lugar
Quem – esse pronome somente deverá ser empregado em relação a pessoas e sempre estará acompanhado de uma preposição.
Aquelas são as pessoas a quem devemos muito respeito.
(devemos muito respeito às pessoas)
O. indireto
Cujo – o pronome “cujo” tem valor possessivo, uma vez que ele concorda em gênero e número com o ser a que se refere, exercendo a função de adjunto adnominal.
O aluno, cuja família desconhecemos, é bastante problemático.
(Desconhecemos a família do aluno)
Onde - Esse pronome indica sempre a ideia referente a lugar, exercendo, portanto, a função de ajunto adverbial de lugar.
Visitamos a cidade onde moram meus pais.
(Meus pais moram na cidade)
Quanto – Tal pronome tem por antecedentes os pronomes indefinidos “tudo, todo, todos e todas”.
Tudo quanto aprendemos brevemente colocaremos em prática.
(aprendemos tudo – objeto direto)
Como – Exerce a função de pronome pelo fato de anteceder uma expressão que indica modo – motivo pelo qual ocupa o posto de adjunto adverbial de modo.
Não gostamos da maneira como somos tratados.
(Somos tratados dessa maneira)
Quando – Na função de pronome relativo, representa o papel de adjunto adverbial de tempo.
Avisarão o momento quando deveremos nos apresentar.
(Deveremos nos apresentar em algum momento)
(Vivi na casa durante algum tempo)
Adjunto adverbial de lugar
Quem – esse pronome somente deverá ser empregado em relação a pessoas e sempre estará acompanhado de uma preposição.
Aquelas são as pessoas a quem devemos muito respeito.
(devemos muito respeito às pessoas)
O. indireto
Cujo – o pronome “cujo” tem valor possessivo, uma vez que ele concorda em gênero e número com o ser a que se refere, exercendo a função de adjunto adnominal.
O aluno, cuja família desconhecemos, é bastante problemático.
(Desconhecemos a família do aluno)
Onde - Esse pronome indica sempre a ideia referente a lugar, exercendo, portanto, a função de ajunto adverbial de lugar.
Visitamos a cidade onde moram meus pais.
(Meus pais moram na cidade)
Quanto – Tal pronome tem por antecedentes os pronomes indefinidos “tudo, todo, todos e todas”.
Tudo quanto aprendemos brevemente colocaremos em prática.
(aprendemos tudo – objeto direto)
Como – Exerce a função de pronome pelo fato de anteceder uma expressão que indica modo – motivo pelo qual ocupa o posto de adjunto adverbial de modo.
Não gostamos da maneira como somos tratados.
(Somos tratados dessa maneira)
Quando – Na função de pronome relativo, representa o papel de adjunto adverbial de tempo.
Avisarão o momento quando deveremos nos apresentar.
(Deveremos nos apresentar em algum momento)
PARA CASA P. 24 A 34
(TODOS
DEVEM FAZER TODOS OS EXERCÍCIOS)
VERIFICAÇÃO
DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
OS
ALUNOS INDICADOS ABAIXO DEVERÃO RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES NO CAMPO DE COMENTÁRIOS DO BLOG. ESCREVER O NOME,
PÁGINA, QUESTÃO E A RESPOSTA!!! VALEM PONTOS DE
PARTICIPAÇÃO!!!!
CASTRO P.
24 EX. 1 A,B;
FIALHO P.
25 EX. 2 A,B,C;
ANA P. 25
EX. 2 D,E,F;
BERNARDO P.
26 EX. 1 A,B,C;
BRUNA P.
26 EX. 2;
EVA
P.32 EX. 1 INTERPRETAÇÃO ESCRITA;
GUSTAVO
P.32 EX. 2 A,B;
ITHALO P.
32 EX. 3;
GALINDO P. 33
EX. 4 A,B;
LUCAS
GABRIEL P.33 EX. C,D;
MARIA
EDUARDA P.33 EX. 5;
RENATO P.33 EX. 6 A,B,C;
CASTRO P.
34 EX. 7 A,B;
FIALHO P.
34 EX. 8 A,B,C.
13 comentários:
Heloisa 9ano tarde ok
Renato 9 ano m OK
OK João Pedro Raizer de Freitas 9° tarde
Gustavo 9 ano m ok
Ok Geovana 9ano tarde
Fialho 9 ano ok
Ex 2
A:Simples
B:objeto indireto
C:dois pontos
Ex 8
A:para propor uma pergunta que será posteriormente respondida
B:Não fiz
C:Que ele não quis participar
Bruna Lameira 9 Ano Manhã Ok
Beranardo sperandio ferreira 9 ano manhã ok
PG 26
Exercício 1
A-oração subordinada substantiva objetiva direta
B-oração subordinada substantiva objetiva direta
C- oração subordinada substantiva objetiva direta
Ana 9m ok
Gustavo 9 ano m ok
P.32
Ex 2)a e b
A:para segurança dele enquanto ele resolvia o caso
B:que ele era bem cuidadoso com pequenos detalhes.
VISTADO E CORRIGIDO PROFESSORA RAQUEL, 25/5
FIALHO P. 25 2 B: APOSTO/ P.34 8 A: PARA INSERIR UMA OBSERVAÇÃO...; B) PARÊNTESES, VÍRGULA OU TRAVESSÃO; C) ELE QUIS, IRONICAMENTE, COMENTAR QUE MR. LESTRADE ESTAVA EQUIVOCADO AO USAR A PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL, INCLUINDO-SE NO PLANO E NAS TEORIAS PARA A RESOLUÇÃO DO CASO, QUANDO SHERLOCK RESOLVEU TUDO SOZINHO.
BERNARDO P. 26 A e C OK; B: ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA APOSITIVA
GUSTAVO P.32 2 A: PORQUE ELE CONSIDEROU O CASO SIMPLES DEMAIS DE RESOLVER; B: ISSO REVELA QUE ELE É BASTANTE ESPERTO E INTELIGENTE, NO ENTANTO, TAMBÉM É PRESUNÇOSO, ARROGANTE, ALTIVO.
Murilo A.Agassi 9ano tarde ok
Postar um comentário