12/6 8º ANO PORTUGUÊS
PARA VER A EXPLICAÇÃO DOS EXERCÍCIOS CLIQUE AQUI
EXERCÍCIOS SOBRE VOZES VERBAIS – COPIEM NO CADERNO E RESPONDAM
1) Passe as frases abaixo para a voz ativa.
a- Os conteúdos foram estudados pelos alunos.
b – Todos os comentários foram discutidos durante a reunião.
c – Todas as questões discursivas do concurso foram anuladas.
d – As crianças eram estimuladas constantemente ao hábito da leitura.
e – Os jogadores eram comandados por um técnico bastante exigente.
2) Diante das alternativas expostas, assinale a que se encontra na voz reflexiva:
a – Antigamente contavam-se muitas histórias.
b – O garoto feriu-se com o objeto pontiagudo.
c – Os artistas foram aplaudidos pela plateia.
d – As mercadorias foram repostas conforme a demanda.
e – Questões polêmicas permeiam a sociedade.
b – O garoto feriu-se com o objeto pontiagudo.
c – Os artistas foram aplaudidos pela plateia.
d – As mercadorias foram repostas conforme a demanda.
e – Questões polêmicas permeiam a sociedade.
3) Transforme as orações abaixo que estão na voz passiva analítica para voz passiva sintética.
Móveis rústicos são fabricados nesta empresa – passiva analítica
Fabricam-se móveis rústicos nesta empresa – passiva sintética
Fabricam-se móveis rústicos nesta empresa – passiva sintética
a – Atrações turísticas são exploradas nesta cidade.
b – Inúmeros obstáculos foram vencidos durante a graduação.
c – Apartamentos são alugados nas cidades litorâneas.
d- Palavras agressivas foram ouvidas durante a conversa.
e – Muitas acusações são proferidas aos candidatos durante sua gestão.
4) Assinale a frase que está na voz passiva
a) Ainda ontem fui tomado de risos ao ler um trechinho de crônica.
b) A Solange toma especial cuidado com a escolha dos vocábulos.
c) Glorinha e sua filha não partilham do mesmo gosto pelo requinte verbal.
d) O enrubescimento da mãe revelou seu desconforto diante da observação da filha.
e) Lembro-me de uma visita que recebemos em casa, há muito tempo.
b) A Solange toma especial cuidado com a escolha dos vocábulos.
c) Glorinha e sua filha não partilham do mesmo gosto pelo requinte verbal.
d) O enrubescimento da mãe revelou seu desconforto diante da observação da filha.
e) Lembro-me de uma visita que recebemos em casa, há muito tempo.
5) Assinale a alternativa em que há agente da passiva.
a) Nós seremos julgados pelos nossos atos.
b) Olha esta terra toda que se habita dessa gente sem lei, quase infinita.
c) Agradeço-lhe pelo livro.
d) Ouvi a notícia pelo rádio.
e) Por mim, você pode ficar.
b) Olha esta terra toda que se habita dessa gente sem lei, quase infinita.
c) Agradeço-lhe pelo livro.
d) Ouvi a notícia pelo rádio.
e) Por mim, você pode ficar.
PARA CASA P. 35 A 44 (TODOS DEVEM FAZER TODOS OS EXERCÍCIOS)
VERIFICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
OS ALUNOS INDICADOS ABAIXO DEVERÃO RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES NO CAMPO DE COMENTÁRIOS DO BLOG. ESCREVER O NOME, PÁGINA, QUESTÃO E A RESPOSTA!!! VALEM PONTOS DE PARTICIPAÇÃO!!!!
Thiago p.41 1 a interpretação escrita
Renan p. 41 1 b
Priscila p. 41 1 c
Nicole p. 41 2
Murilo p.42 3 a
Maria p. 42 4 a, b
Laís p.43 6
Kauhan p. 44 8
Julia p.44 9
16 comentários:
Ok,Gustavo Alves 8ºano
Ok Giovani
Ok,julia
Ok, Gabriel Andrade
Ok Murilo 8°ano n°16
Pag 3a)
Um jardim
ok,higor
Nicole n°17
8°ano
Pg. 41
2) A felicidade de Luca. Pois por ser cadeirante, ele não pode subir e descer degraus e ficou muito feliz quando Cebolinha e Cascão colocaram as tábuas, formando rampas. Também gera a consequência de um mundo bem melhor com igualdade auxiliar o próximo.
° Não. Cebolinha e Cascão também ficaram felizes por terem conseguido ajudar o Luca e outras pessoas que também são cadeirantes.
Ok Lais n°14 8°ano
Pg. 43
6-a) Alegre
B) feliz
C) confuso
D) irritado
E) Bravo
F) assustado
Priscila Lopes número 18
Página 41 exercício 1 letra c
R: Eles perceberam que poderiam ajudar seu amigo que é cadeirante
Ok,julia
pág 44
R: podemos criar uma história em quadrinhos
Ok Jeniffer
Ok, Kauhan N°13
8°ano Português
Pg) 44
Ex 8- O 3°, 5°, 6° e 10° quadrinhos. Eles criam um efeito da perda de noção de espaço, e de foco nos pensamentos e outros elementos da narrativa.
VISTADO E CORRIGIDO PROFESSORA RAQUEL 22/6
MURILO P.42 3 A: UM ESPAÇO ABERTO, COMO SE FOSSE UM PARQUE SEM ACESSIBILIDADE PARA CADEIRANTES.
NICOLE OK
LAÍS OK
PRISCILA OK
JÚLIA P.44 9: SOLIDARIEDADE, EMPATIA, INCLUSÃO
KAUHAN OK
Ok,Ana Júlia
Ok, Maria Eduarda 8ºano
Página 42 EX.A
R:A linguagem verbal.
EX.B
R:Sim, o cebolinha e o cascão estavam pensando no que fazer com tantas tábuas e ao ver Luca tendo dificuldades de acessibilidade, construíram uma rampa para ajuda-lo.
PD 41 1 B
POIS CEBOLINHA E CASCAO TIVERAO IDEIAS DIFERENTES CAUSANDO UM CONFLITO
Postar um comentário