sexta-feira, 24 de julho de 2020

Aula de Geografia - 24/07

Aula de Geografia - 24/07 (7 ano)

Programação:


  • Estudar para a verificação de geografia o capítulo 4.
  • Recomendações: Se possível veja os videos novamente e depois COPIE o resumo da revisão no caderno. Assim, aumentaram sua compreensão para fazer a prova. 
  • Hoje estarei dando plantão de dúvidas para os últimos esclarecimentos antes da prova.
  • CORREÇÃO:
Pag. 376 e 377

1.a. A fotografia retratam alimentos cultivados no campo e vendidos no espaço urbano. A maioria das pessoas que moram na cidade necessitam dos alimentos cultivados no espaço rural pelos agricultores.
b. Pessoal.

2. a.Agricultura Moderna.
b. Não, no Brasil, há também agricultura tradicional.

3. a. Protestos por forma agraria.
b. Pessoal.
c. Pessoal.
d. Pessoal.

RESUMO PARA PROVA:

Apesar de serem comumente tratados como sinônimos, os conceitos de rural e campo, urbano e cidade, possuem diferenças em suas conceituações. Enquanto cidade e campo são formas concretas, materialização de um modo de vida, urbano e rural são representações sociais. Historicamente a relação entre cidade e campo é vista por meio da divisão do trabalho em: intelectual e manual, de modo que na cidade é beneficiado o produto oriundo do campo. Como cidade no Brasil entendem-se os perímetros urbanos das sedes municipais, territórios e populações considerados urbanizados. A cidade é o centro da organização social e econômica, portanto, nela estão concentrados os principais serviços e produtos que são consumidos tanto pela população da própria cidade, quanto pela população do campo, a qual não consegue produzir tudo aquilo de que necessita.

Durante as décadas, a crescente industrialização, fez com que muitas pessoas deixassem o campo e migrassem para as cidades. Este fenômeno é conhecido como EXÔDO RURAL, e produz profundas consequências na organização urbana. No Brasil, este teve maior relevância entre os anos de 1960-1980, quando muitas pessoas deixaram o campo, deslocando-se para às cidades em busca de empregos nas fábricas. Com o avanço no meio técnico, a mão-de-obra no campo foi substituída pelos maquinários, expulsando as pessoas da terra, causando um inchaço urbano.

Agricultura intensiva: corresponde à prática agrícola com altos índices de produtividade e capital investido. Conta com mão de obra qualificada, um alto nível de mecanização e tecnologia. Há rotação de culturas e uso intenso de fertilizantes e insumos, que colaboram para o aumento da produção. As áreas destinadas a essa produção possuem custo elevado. As sementes usadas no plantio passam por rigorosa seleção. É comum o esgotamento dos solos em razão de seu uso permanente. A produção é destinada para a exportação.

Agricultura extensiva: esse tipo de sistema agrícola não conta com muito capital investido. Não há emprego de tecnologias avançadas, portanto, a mão de obra é rudimentar e pouco qualificada. Como não há muita exploração das terras, a produtividade é baixa. Não é comum o uso de adubos e fertilizantes. Também não há correção dos solos, contando então apenas com a fertilidade natural dele. A mão de obra do homem sobrepõe-se à mecanização. A produção é voltada para o mercado interno.

Bons estudos.

9 comentários:

Matheus Rigonatt disse...

OK Matheus Rigonatt 7 ano n 19

Letícia Pierre disse...

Ok Letícia n13 7ano.

Lucas 7 ano ok disse...

Lucas Rodrigues da Silva 7ano ok n'15

Leonardo Machado disse...

Leonardo Machado Ferreira 7°ano N°12 OK

Unknown disse...

ok celso calegario n°2 7°ano

João 💎 disse...

ok João Victor

Marina Almeida disse...

Ok Marina Almeida 7 ano número 17

eduardo carvalho disse...

Eduardo Carvalho n4 ok

Rafhaela piedra disse...

Ok Rafhaela piedra n21 7ano