terça-feira, 31 de março de 2020

8º ANO PORTUGUÊS 31/3

clique no link abaixo para ver o vídeo explicativo
https://www.youtube.com/watch?v=TNLCDMRZhLs

AULA 1           DATA 31/ 3
ASSISTA AO VÍDEO EXPLICATIVO

CONTINUAÇÃO DE CONTEÚDO FIGURAS DE LINGUAGEM (FIGURAS SEMÂNTICAS)

·         METONÍMIA O EFEITO PELA CAUSA
Com muito suor o operário construiu a casa. (suor= trabalho)
As indústrias despejam a morte nos rios. ( morte= poluição)
A MATÉRIA PELO OBJETO
Os bronzes tangiam avisando a hora da missa. (bronzes=sinos)
Os cristais tiniam na bandeja de prata. (cristais= copos)
A MARCA PELO PRODUTO
Pela manhã gosto de tomar toddy. (Toddy= achocolatado em pó)
Minha mãe usa Bombril para lavar as panelas. (Bombril= pallha de aço)
·         PERÍFRASE -  Expressão que designa um ser através de alguma de suas características ou atributos, ou de fato que o celebrizou.
Foi um fim de semana agitado na terra da garoa. (São Paulo)
Que bela imagem aérea do Velho Chico. (Rio São Francisco)
QUANDO A PERÍFRASE INDICA UMA PESSOA, RECEBE O NOME DE ANTONOMÁSIA.
O rei do reggae espalhou uma mensagem de amor e paz enquanto esteve neste mundo. (Bob Marley)
Admiro a obra do poeta dos escravos.(Castro Alves)
·         ANTÍTESE - A figura de linguagem antítese consiste na aproximação de palavras que expressam ideias opostas. Tal aproximação produz um contraste que enfatiza os sentidos das duas palavras, ressaltando-os de uma forma que não seria possível se os termos fossem empregados isoladamente.
Não existiria som se não houvesse o silêncio
Não haveria luz se não fosse a escuridão
A vida é mesmo assim
Dia e noite, não e sim
(Certas coisas – Lulu Santos/ Nelson Motta)
·         PARADOXO - pensamento, proposição ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano, ou desafia a opinião consensual, a crença ordinária e compartilhada pela maioria.

Essa menina parece que dorme acordada. (Não é possível dormir e estar acordado ao mesmo tempo, portanto, essa frase traz um paradoxo que provavelmente diz respeito à distração da menina. A distração dela é tamanha que pode ser comparada ao estado de sono.)

Quanto mais vivemos, mais nos aproximamos da morte. (Se todos os seres viventes estão fadados à morte, a cada dia que vivemos avançamos um pouco em direção a ela, pois não há outro fim possível.)

É só um pobre rapaz rico que não sabe nada da vida. (Aqui, riqueza e pobreza coexistem. Nesse exemplo de paradoxo, entendemos que o rapaz de quem se fala é rico de bens materiais, mas pobre de conhecimento da vida.)

·         EUFEMISMO - Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Expressões populares têm um caráter cômico, o que pode atender em parte a do eufemismo. Situações de grande impacto, como a morte, beira o grotesco.

A testemunha faltou com a verdade. ( MENTIU)
Era uma moça de inteligência bastante limitada. (“BURRA”)
O jovem rapaz partiu desta para melhor. (MORREU)

·         HIPÉRBOLE - hipérbole caracteriza-se pelo exagero de uma ideia com o objetivo de expressar intensidade. É uma figura de linguagem construída através do uso intencional de uma palavra ou expressão exagerada em si mesma ou pelo uso de um termo que é exagerado em relação ao contexto.

Fiz uma compra pela internet e a encomenda demorou 300 anos pra chegar. (enfatiza o exagero da demora para a entrega)

Essa mochila está pensando uma tonelada. (enfatiza o peso de forma exagerada)

·         IRONIA – A ironia é a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra ou expressão de forma que ela tenha um sentido diferente do habitual e produza um humor sutil. Para que a ironia funcione, esse jogo com as palavras deve ser feito com elegância, de uma maneira que não deixe transparecer imediatamente a intenção. A ironia deve estimular o raciocínio, deve fazer o leitor (ou ouvinte) considerar os diversos sentidos possíveis que uma determinada palavra ou expressão pode ter, até encontrar aquele que se encaixa na mensagem produzindo um significado inusitado.

Fale mais alto, lá da esquina ainda não dá para ouvir.
Que pessoa educada! Entrou sem cumprimentar ninguém.

PARA CASA P. 42 A 45 (TODOS DEVEM FAZER TODOS OS EXERCÍCIOS)
VERIFICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
OS ALUNOS INDICADOS ABAIXO DEVERÃO RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES NO CAMPO DE COMENTÁRIOS DO BLOG. ESCREVER O NOME, SÉRIE, PERGUNTA E A RESPOSTA!!!   VALEM PONTOS DE PARTICIPAÇÃO!!!!
Ana p.42  1 a
Daniela p.42  1 c
Eduarda p.43 1 a
Gabriel p.44 1 b
Giovani p.45  3

Guilherme p.45  4


11 comentários:

Ana disse...

Ana Júlia
Número 1
8°ano
Pág:42 1 a
• Não,pois isso significa que Juquinha vai repetir de ano e usar os mesmos livros novamente.

Nicole disse...

Ok, Nicole 8°ano

Unknown disse...

Eduarda n°3 8°ano
Pág 43 1a
Que ele saia correndo

Jeniffer disse...

Ok, jeniffer
8 ano

Gabriel disse...

Ok , Gabriel 8° ano

Murilo disse...

Murilo n 16 ok 8 ano

Kauhan disse...

Ok, Kauhan 8°ano

Unknown disse...

Ok,Thiago 8°ano

Blog Nesc disse...

CORRIGIDO PROFESSORA RAQUEL
ONDE ESTÁ SUA RESPOSTA GABRIEL???
OS OUTROS QUE RESPONDERAM ESTÃO CORRETOS!!! PARABÉNS

Jeniffer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog Nesc disse...

VISTADO, PROFESSORA RAQUEL 10/4